sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Arte e Moda VII


Rei, Rainha do Desconstrutivismo

Por Emanuele Ferronato Poyer[1]

 

Podemos chamar de escuridão o dia em que Rei Kawakubo se revelou às passarelas da França com sua coleção da Comme des Garçons, ela pôs abaixo a profusão de cores e silhuetas e ergueu uma nova essência do vestir: a roupa como escultura, arquitetura, que cria volume no espaço ao invés de moldar o corpo, que trabalha sobreposições, assimetrias, estética homeless[2], com costuras inacabadas e uma paleta quase monocromática.

Rei afirmou junto com Yamamoto um estilo que rompia totalmente o consenso em vigor da época. “Saltos baixos, ausência de maquiagem, pudor, reserva, hermetismo” (BADOUT, 2010, p.326), tudo isso espantou o público, alguns críticos descreveram como Hiroshima, em referência ao bombardeio americano à cidade japonesa.

"Something from nothing..." Comme des Garçon, 1982
Disponível em: < http://lakhimich.blogspot.com.br/2011/10/ai-weiwei-han-dynasty-urn-i-suppose.html >

O curioso é que, embora tanto a arte como a moda possam soar distantes da realidade, muitas coisas vistas nas passarelas, nunca ganharam de fato as ruas, coisa que Rei nunca se importou, pois sempre quis se aproximar do humano, fazendo com que as pessoas através da arte entendessem que a imperfeição é humana.

Numa época em que o culto à aparência era muito grande, Rei criou “uma espécie de obra de arte para ser usada sobre o corpo” (BADOUT, 2010, p.326), com tecidos que não eram nada típicos, peças que provavelmente irão parar em museus, por isso afirmo que Rei Kawakubo é uma rainha no assunto de desconstruir, ela desconstrói para reconstruir melhor, com um nível de abstração ela transforma o tecido em uma matéria de escultura.

Rei “estará sempre causando mal-estar, espanto e por fim admiração.” (BADOUT, 2010, p.326)

Coleção Verão 2012 – alfaiataria modificada

 Coleção verão 2012

Referências:
PIZA, Renata. 
Yohji Yamamoto e Rei Kawakubo, os mestres da moda made in Japan.  Disponível em: < http://modaspot.abril.com.br/cultura-fashion/cultura-historia/cultura-historia-estilistas/yohji-yamamoto-e-rei-kawakubo-os-metres-da-moda-made-in-japan>. Acesso em : 25 fev. 2012

Rei Kawakubo Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2005/moda16/mo1612200522.shtml>. Acesso em : 25 fev. 2012

BAUDOT, François. Moda do século. 3. Ed. São Paulo: Cosac Naify, 2002.




[1] Graduanda em Design de Moda – Bacharelado, na Universidade Comunitária Regional de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Texto desenvolvido em 2012 para a disciplina: Teoria e História da Arte, Moda e Design.

[2] Significa literalmente: mendigo. Conhecida também por “pauperisme”, ou seja, pobre. A japonesa Rei Kawakubo, na Commes des Garçons, foi precursora do estilo ao apresentar looks inspirados nos mendigos, em sua coleção “detonada” que chocou Paris na década de 80. (Nota de Andrea Lisboa de Miranda)

Nenhum comentário: